AUTO RETRATO-ENTREVISTA

Como é o Jardim Equatorial?

O Jardim Equatorial é uma plataforma de artistas de formações diversas, é uma ecologia de saberes como diz a Thelma Bonavita. Um terreno fértil para se propor e inventar estratégias e maneira de criar arte. É um lugar legal! Nós fomos contemplados pelo Programa Municipal de Fomento a Dança da cidade de São Paulo e um dos nossos principais objetivos é criar estratégias para sustentabilidade e manutenção do nosso espaço de trabalho o COMO clube e isso nos ajuda a pensar que além de pesquisarmos arte também somos produtores de arte, ou seja, sujeitos que criam um ou mais “produtos” que expressem nossos anseios artísticos mas que também nos viabilize economicamente de forma que realmente possamos fazer da nossa arte a nossa maior força de estar no mundo.

 

Como você quer trabalhar no Jardim Equatorial?

Eu não sei se trata de “como eu quero trabalhar no Jardim Equatorial”, mas como eu posso. Essa é uma pergunta que sempre me faço, pois estou implicado nesse projeto de uma maneira totalmente nova para mim. Uma por que estou distante e a presença física é muito importante para esse projeto de convivência artística e para mim, cada dia que passa vejo que uma das potencias que tenho é me fazer presente no espaço e aí me pergunto como me fazer presente virtualmente? É um desafio e tenho pensado muito em como construir frestas no cotidiano desse trabalho. Frestas que promovo em São Paulo e nos artistas que estão lá e como abrir frestas em mim e na minha rotina para receber as provocações-inspirações que são lançadas por lá. Eu gosto da ideia de frestas, pois me da ideia de um respiro ou de uma luz gostosa que entra em um determinado espaço, gosto também dessa ideia, pois de alguma forma me obriga a não responder os estímulos que vem de São Paulo só por osmose e nem mandar informações de maneira irresponsável só para encher linguiça. Outro motivo é a própria ideia de convivência artística que como o próprio nome diz o trabalho será gerado a partir de uma convivência entre os artistas que compõe o Jardim no momento. Eu gosto de exemplo que aconteceu entre eu, Ana Dupas e Mavi Veloso que produzimos uma serie de vídeo dentro do projeto Gogóinhas inspirados pelo trabalho How to use boots from là-bas, de Ana Dupas, e a ideia de fazer esse vídeos surgiu a partir de uma convivência, pois eu e a Ana nos encontrávamos semanalmente por Skype para ler o livro Bios, de Roberto Esposito, e falar sobre o que estávamos criando e no meio de uma dessas conversas pensamos que seria legal experimentar esse trabalho junto com as crianças. Eu acho muito inspiradora essa dinâmica de convivência. Engraçado respondendo essa pergunta agora vejo que é muito importante eu criar junto com o esses artistas alguma estratégia de convivência. Conviver, talvez seja isso o que eu quero. Conviver.

 

 

Como você desenvolve sua pratica artística?

Objetivamente eu me encontro todos os sábados das 15h as 17h com algumas crianças do entorno do Galpão do Núcleo do Dirceu, lugar onde eu trabalho, para desenvolver uma “apresentação”, mas acho que não se trata apenas disso. Eu trabalho como produtor no Núcleo do Dirceu e sem saber muito como explicar acho que também estou desenvolvendo minha pratica artística preenchendo cheques, desenvolvendo planilhas, organizando o espaço, viabilizando o Galpão como espaço de encontro e apresentação de obras artísticas. Eu sei que parece meio viajem isso, mas de alguma maneira dar condições e materializar outras obras de arte me alimenta para desenvolver o meu trabalho.

Há procedimentos que acho recorrente no meu percurso como artista. Eu geralmente parto de um texto, seja ele teatral, poesia, filosofia, antropologia, instrução ou um roteiro. Eu gosto do texto, pois ele me da um lugar para seguir ou subverter e é algo que qualquer um pode pegar e se apropriar. Sempre que não sei o que fazer pego algum texto e trabalho a partir desse texto. Acho importante também falar, pois acho essa uma das habilidades mais lindas do ser humano eu gosto muito de falar e escutar as pessoas falando.

Com as Gogóinhas tenho trabalhado da seguinte maneira nós brincamos de carimba, fazemos alguns exercícios de reconhecimento do corpo e por fim mostramos uns aos outros algo que queremos muito mostra aos outros e discutimos o que vimos, mas sinceramente não acho que tem sido o melhor método, pois tem se mostrado um pouco chato e não conseguimos fazer uma dinâmica de construção de alguma coisa e de alteração de nosso estado.

Imagino que como todos artistas eu assisto vídeos, filmes, escuto musica, leio, escrevo, mas tem algo de fundamental que é eu estar apaixonado, seja por uma pessoa ou mais ou pelo próprio projeto em si. Agora eu estou apaixonado!

Ah, e treino break também.

Você tem estratégia de trabalho?

Pela minha resposta anterior acho que da para perceber que não tenho uma estratégia de trabalho. Eu tenho muitas coisas, sou curioso, empenhado, jogadão, falante, mas estratégia eu não tenho. Acho que não tenho estratégia de trabalho e não tenho orgulho de não ter, pois acho que isso me atrapalha muito e acho que isso é fruto da minha desorganização e falta de habito de registrar minhas experiências enquanto artista e isso faz com que eu repita muitos erros. Pretendo me empenhar em desenvolver uma estratégia, você tem alguma dica?

 Que produto você imagina criar?

Desejo criar uma experiência ao vivo que promova o encontro de corpos. Eu quero criar um beijo.

Você conhece todas as plantas desse Jardim?

Sim! Umas mais e outras menos, mas acho que faz parte de ser uma residência artística essa dinâmica e de alguma forma acho isso divertido e perigoso, pois posso me surpreender, decepcionar, encantar, apaixonar ou nada disso. Mas não sei se essa pergunta é muito relevante, o fato é que me sinto estimulado a criar dentro do Jardim Equatorial, pois somos a turma do tesão…hahahahahaha….

Qual a sua maior dificuldade no momento?

Estar distante.

Qual a sua maior facilidade no momento?

Ter um campo e espaço de trabalho que é as Gogóinhas e o Galpão do Núcleo do Dirceu.

Que musica você esta escutando?

Estou ouvindo uma conversa de bboys, mas acabei de escutar Sweet Emily, de Leon Russel.

Se você estivesse que enviar um link do youtube ou vimeio agora para o Jardim Equatorial qual seria?

http://www.youtube.com/watch?v=zkl57-hC3ko

Porque a gente não esta onde o coração manda?

Não sei, mas tenho a impressão que se trata do vicio da falta. Eu acho que a melhor coisa que fiz na minha vida no momento foi vir morar em Teresina e trabalhar no Núcleo do Dirceu, pois me colocou em uma situação de risco numa cidade onde não conhecia ninguém e que me obrigou a expor toda força de criação que tenho. Tenho me descoberto aqui. Eu amo São Paulo, amo meu filho que esta ai, amo a Ana Dupas, amo a Thelma Bonavita, amo o Andrez Ghizze, amo o Jardim, mas essa falta que essas pessoas me fazem de alguma forma me alimenta a querer evoluir e ser mais sedutor para essas pessoas e as novas que apareceram na minha vida. Não sei se não estou onde meu coração manda, mas acho que estou ligado a muitas pessoas que estão espalhadas pelo mundo. Eu sou o resultado dos encontros que tive e tenho na minha vida eu sou o resíduo de muitos afetos.

Share

Leave a Reply

FERVO TOTAL

FERVO TOTAL:JD EQ:COMO clube 2013-still

FERVO – Jardim Equatorial from Fernanda Vinhas on Vimeo. Share

Share

PRETA

PRETA

Share

Share

[ o anticonceito 2013 - ROTEIRO ] – Diário de Permanência #1

Captura de tela 2013-03-20 às 16.49.08

ROTEIRO – O ANTICONCEITO 2013 A história da arte evolui multiplicando as origens [da arte] através de elementos específicos à read more…

Share

CARTAS – FRESTAS

cartas111

       Share

Share

Auto-entrevista radiofonica

Prata Palomares - Andre Faria Jr. (1970)_20130312-09022058

[ Em uma estação de radio pirata de uma cidade em guerra acontece uma entrevista esquisofrenica.] [Toca alto beats de read more…

Share

fervo total #5-low

MENU FERVO:  Jardim Equatorial/COMO clube – praça da república 80 (Edifíco Esther) sábado partir das 16h. couvert >>> na praça da república: read more…

Share

autoportrait #2

DSC03307-2

   Share

Share

GELADO DE CERVEJA

americano

Nesse sábado você era outra Como sempre tava linda Que saudades daquele beijo gelado de cerveja Share

Share

lovers & killers

Captura de tela 2013-02-22 às 19.00.15

  Share

Share

manada vai à praia

860206_10152592620825607_6166775_o

COLETIVO MANADA NA SEMANA DE RECEPÇÃO UEL 2013     coletivo MANADA + confluências + jardim equatorial Share

Share

Fake Political Carnavalesca Therapy

Captura de tela 2013-02-12 às 17.48.12

como será esse carnaval – terapia1 from Ana Dupas on Vimeo. Share

Share

barracão_fervo 1,2, 3

Captura de tela 2013-02-26 às 00.52.40

Share

Share

DERRUBARAM O PINHEIRINHO

Pinheirinho

Share

Share

ensaio samba enredo

flyer FERVO 1, 2, 3 #2, low

Com enredo e samba enredo intitulados “kiss on fire é tragédia nacional, mas pinheirinho um acidente natural” a Escola de Samba read more…

Share

fervo 1, 2, 3, – ala das purrqui

purruqui-mask-fervo-123

Share

Share

indumentária popular_cut & paste

Captura de tela 2013-02-04 às 15.13.05

Share

Share

Stawk Olejee

stawk ólejee

Stawk Ólojee é um projeto de música ambiente / post-rock / indietronica que apresenta elementos melódicos, clássicos, glitchy e eletrônicos read more…

Share

macaquinhos; vivo ou morto; aaaaaahhhhhhhhh!

DSCN4711-2

“a preta”, andrez, luiz, glamour, caio, mavi, allyson, eidglas. 8 Jan 2013 Jardim Equatorial/COMO clube. Share

Share

Morto-Vivo

morto4

Share

Share

Post Spectacle antropophagycal residency

BrazilianDanceHistoryI

Share

Share

Post Spectacle residency – The Romanian Presidencial Candidacy at Praça da República

the romanian candidacy_anta2

ask the dragon why he’s flying so high and he say: I don’t know, I’m just doing it ask the read more…

Share

entrevista com um amigo que estuda política e diplomacia cultural passando pelo oriente médio

a entrevista em pdf  Share

Share

playlist (canicule tropicale)

Captura de tela 2012-12-01 às 20.00.44

ouça em: Mellow Rio… a sit down mix!   doris monteiro – eu hein, rosa! antonio carlos e jocafi – terceiro read more…

Share

jogos performativos / jd eq / sesc ipiranga

DSC_0022-2

jogos performativos: Instruções que produzem uma dança e/ou performance. Propostas de ações para serem elaboradas criativamente, acessando nossas emoções e read more…

Share

friends from post spectacle in JD EQ

photo-2

Share

Share

benoit’s visit

022_h900

     Benoit’s visit, in “troca-troca de recietas” and his performance released in COMO clube, SPEED DATING   Share

Share

body glove/skin

body glove

fragment of performance experiment, from project/research TRANS: Share

Share

post spectacle

Captura de tela 2012-11-23 às 16.07.54

www.postspectacle.blogspot.com Share

Share

a playlist

Captura de tela 2013-02-13 às 04.21.25

Share

Share

fascículo SETEMBRO jd eq

Captura de tela 2012-11-07 às 18.11.44

veja mais edições dos fascículos aqui Share

Share

TEMPO

terra-seca-e-rachada-wallpaper-13654

Share

Share

Manifesto neo croquete

Ou coquette boquete crepe suzzete… Na mobilete Trouxe o seu disquete? Ahn? Não gostamos de ir ao la villete, preferimos read more…

Share

Quatro retratos quadrados enquadrados em quatro quadrados

quadro (4)

      Share

Share

Eu Não Sei Dançar

Esse projeto sempre foi algo sobre o nada, o fazer nada, o vir a ser nada, sobre o desaparecimento. Sempre read more…

Share

Quem não arrisca não pode berrar

torqfoto3

Share

Share

auto retrato 2

Foto criada em 2012-10-09 às 17.47

Share

Share

cavalaria: marching marching…

bolha-+-saltos

  foto BOLHA de Alex Oliveira, no VAGAPARAÇÕES, Salvador, BA Share

Share

This is not a love song

IMG_1960

New Look de primavera. Inspirado nas musas Izabelle Frota e Thelma Bonavita. Com todo meu amor para Elielson Pacheco e read more…

Share

Sítio

Share

Share

fascículo AGOSTO JD EQ

Captura de tela 2012-09-28 às 20.25.12

outros fascículos Share

Share

Abundância

Abundância

Piracicaba/SP 22-set-2012 ▼ Aqui uma foto da experiência que eu e Jardim Equatorial tivemos o privilégio de participar juntamente com read more…

Share

purruqui poker face? mask…

wearing-máscara-purruqui

Paraísos Artificiais by jacksonaraujo playlist >>> shhh.fm Share

Share

MAPA IMAGINÁRIO ou PERCURSOS SUBJETIVOS

mapa imaginario

  CARLINHOS CHICÃO DILCE ROBERTO Share

Share

purruquis and tableau / draft

purruqui-and-tableau

  mavi + eidglas + bhagavan + glamour Share

Share

purruqui at the corner

Captura de tela 2012-09-11 às 02.50.46

para andrez lean ghizze   Share

Share

refrescando a memória – publicidade para o jardãn

Captura de tela 2012-09-11 às 01.36.22

Share

Share

purruqui tape-face mask

Captura de tela 2012-09-10 às 21.33.50

  Share

Share

1,2,3 e 4

…no ensaio do “preto de gente”: Uma cabeça é uma cabeça, um braço é um braço Become Nobody Unwritten what read more…

Share

purruqui #2

4 por página de 2012-09-07 às 16.25

perucas ambiência jogo experimentos performáticos a partir da instalação para jogo performativo TABLEAU VIVANT com thelma mavi andrez caio jardim read more…

Share

Teste de “suporte!”

Suporte 1

Share

Share

purruqui tape-face draft

4 por página de 2012-09-07 às 21.19

Share

Share

DOCINHO

Share

Share

purruqui

instalacao-perucas-frente

        Share

Share

FERVO, sesc sto amaro

298798_467614869939559_1799350417_n

Share

Share

Quando se tem mais medo da mudança do que da desgraça como é que se faz para entrar a desgraça?

_MG_6202

Share

Share

performatividade

amoras, pensei ontem que nosso problema ali no fleshion game é “a dimmerização da burla”, explicando: se o performer é read more…

Share

conversa

Captura de tela 2012-09-08 às 04.32.12

conversa  (com/no/sobre tableau vivant performatividade hanging wig  etc) com lis peronti Share

Share

tumblr_m94t8m2UXe1qa4gnno1_400

Share

Share

fascículo JULHO JD EQ

Captura de tela 2012-08-17 às 23.22.53

Share

Share

Manifesto Arte Consexual

Captura de tela 2012-08-18 às 00.41.45

Lucie Eidenbenz & Thelma Bonavita   Como interligar processo e produto: o produto é um processo e o processo é read more…

Share

experiência no darkroom do jardim de inverno

Share

Share

tentativa de mapear a praça da república

SRG0177

  possibilidades de camuflagem para uma inserção tableau-vivant. Share

Share

reference

Captura de tela 2012-08-13 às 03.12.41

  Share

Share

você prefere cozinhar ou comer?

Captura de tela 2012-08-13 às 20.47.18

Share

Share

momentos/acontece/freshmix

Captura de tela 2012-08-13 às 04.55.08

             Share

Share

dark room – jardim de inverno

MG_55011

  Share

Share

tableau . jardim de inverno

MG_5551

  Share

Share

Jardim de Inverno… (26.julho.2012)

Jardim de Inverno  foto Rafael Amambahy Share

Share

incidental, para queridas gogoinhas…

Captura de tela 2012-08-13 às 04.44.22

Share

Share

¡ Adios Gogóinhas!

Captura de tela 2012-08-18 às 04.17.06

Gogóinhas é tudo e nada, é uma pessoa, de vez em quando má de vez em quando boa, é uma read more…

Share

self interview

Captura de tela 2013-01-10 às 01.54.12

self interview frame de video Share

Share

para montevideo : desde bahia (ao sul do sul da bahia dentro da bahia)

Share

Share

#1

Share

Share

fascículo JUNHO 2012 Jardim Equatorial Residência

  >>download do  fascículo residencia jd eq junho Share

Share

auto-retrato(janela guilhotina cordilheira) / thiago costa

auto-retrato (janela-guilhotina-cordilheira) from thiago costa on Vimeo. Share

Share

performar a lentidão

Share

Share

¿o amor é um franco-atirador?

Share

Share

AUTO-RETRATO, baby!!!

T I E T A !!!

Share

Share

referências, deleites e/ou experimentações

link para pagina DECLARE, referências, processos e amontoados...

link para página DECLARE, referências, experimentos, amontoados… Share

Share

VIAJANDO

Captura de tela 2012-08-13 às 04.48.48

Share

Share

tableau-pintura-vivant

tableau-vivant

Share

Share

6ª Obstrução [Auto - Retrato]

6ª OBSTRUÇÃO 6 OBSTRUÇÃO from Gabriela Vanzetta on Vimeo. Share

Share

Auto-Retrato

Auto-Retrato

Share

Share

autorretrato

autorretrato

Share

Share

Auto-entrevista

Poetize_Jardim Equatorial Alô? – Pra mim jardim já lembra algo bonito e que é um lugar externo. Me lembra algo read more…

Share

auto entrevista

Captura de tela 2013-02-13 às 03.46.08

auto entrevista from Ana Dupas on Vimeo. Share

Share

CARTA APRESENTAÇÃO-INTENÇÃO-ATENÇÃO

Share

Share

Auto-Retrato

Share

Share

representação da performatividade: primeira terceirização – 23/06/2012 ¿15h ou 20h? ¿Teresina ou Madrid? Ana Dupas + Gogóinhas

um maior um outro sentado não consigo entender sua lingua parece em inglês… ah agora consegui entender ele fala comigo read more…

Share

Inclassificáveis – leitura

música de Arnaldo Antunes Inclassificáveis Inclassificáveis Inclassificáveis – somos o que somos – não lei tem leis – não há read more…

Share

AUTO RETRATO-ENTREVISTA

Como é o Jardim Equatorial? O Jardim Equatorial é uma plataforma de artistas de formações diversas, é uma ecologia de read more…

Share

arrenhe primeiro e coce depois – referência, afetamento ou “source”?

Screen shot 2012-06-24 at 4.18.53 PM

  ….fico pensando que estamos sendo afetados por inúmeras obras , trabalhos de outros artistas os quais sentimos que dizem read more…

Share

autoretrato e carta_Eidglas

autoportrait

Foto: Natália Lima Castro CARTA DE APRESENTAÇÃO Oi, meu nome é Eidglas. Eu me preocupo pouco com as imagens  e read more…

Share

visita

  From: Rodrigo Schames Isoppo <minhopa@gmail.com> Date: Wed, 30 May 2012 14:22:35 -0300 To: thelma bonavita <thelbonavita@gmail.com> Subject: jardine-se   read more…

Share

auto-retrato / thelma_junho

Captura de tela 2012-08-13 às 04.58.26

foto: Jessica Rosen Share

Share

autoportrait

frame de video:autoportrait 2(1st)

Share

Share

trans

Captura de tela 2012-08-13 às 05.01.26

Três percursos de metrô pelo centro de São Paulo – linhas vermelha, amarela, verde. São Paulo, SP, 2012 Share

Share

Molho inglês

Molho inglês

Share

Share

migrações

Screen shot 2012-06-20 at 10.31.44 AM

  Share

Share

auto retrato

auto-retrato_ANA_jardim03052012

Share

Share